quinta-feira, agosto 11, 2005

Algumas Impressões

Por estes dias que se seguirão, tentarei esboçar nesse espaço as impressões que obtive ao ler A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER de Milan Kundera.
Escreverei passagens sobre as quais achei interessante refletir e oras demonstrarei minha opinião, revelando o que a idéia do autor provocou em mim.
Um livro do qual se poder extrair grande idéias, com as quais pode ou não concordar, pois o autor tem uma maneira curiosa e meticulosa de escrever, causando até um certo espanto em quem o lê.
Assim inicio:
" Só o acaso pode ser interpretado como uma mensagem. Aquilo que acontece por necessidade, aquilo que é esperado e que se repete todos os dias não é senão uma coisa muda. Somente o acaso tem voz."
" Nossa vida cotidiana é bombardeada de acasos, mais exatamente encontro fortuitos entre as pessoas e os acontecimentos - aquilo que chamamos de coincidências. Existe co-incidência quando dois acontecimentos inesperados acontecem ao mesmo tempo, quando eles se encontram."
Indago-me cotidianamente sobre essa questão. Porque o acaso é na maioria das vezes muita mais interessante? Isso é me soa óbvio. Mas me incomoda minha sede por acasos... a minha loucura em cirar acasos.. Isso será possível?
Invento.. crio... busco.. forjo (existe essa palavra? Tenho preguiça de olhar no dicionário)... Milhões de estorinhas eu crio a fim de fazer com que o cotidiano tenha mais acasos do que rotina.
E quando o acaso se torna rotina? Será absurdamente óbvio, eu concordo que nesse caso deixou de ser acaso.
E pensar na palavra A-C-A-S-O. Seria uma negação do caso? Mas o que é um CASO?
CASO - DESCASO - ACASO
To excedendo nessa minha desventura...

Nenhum comentário: