quinta-feira, julho 21, 2005

Sobre a Metafisica

Contexto histórico do termo "metafísica"

Ele foi colocado em circulação pouco depois da morte de Aristóteles (322/21 a.C.), ou seja, em uma época onde a filosofia começava a institucionalizar seu ensino sobe a forma de diferentes "academias". De onde vem a necessidade de reagrupar em manuais o saber filosófico acumulado até então. Começa então uma primeira divisão das tarefas no interior do campo filosófico, que tomará rapidamente um valor canônico.
MétaphysiqueAutor: J. GreischReferências: Etre et langage, I pp.7-9Site: PhiloNet
Esta divisão segundo o próprio Greisch faz com que a filosofia seja vista por três ângulos específicos, o da physis (epistemè physikè), o do ethos (epistemè ethikè) e o do logos (epistemè logikè). O da physis compreenderia a sabedoria sobre o aspecto "natural" da realidade, que independeria da intervenção humana. Já o ethos revelaria um saber sobre o que é próprio do agir humano, denunciando assim uma visão dos comportamentos e da "cultura". E o logos seria o saber sobre a forma do discurso, como uma teoria do discurso ou da dialética. Mas onde colocar o que Aristóteles chamava "filosofia primeira", ou, mais precisamente, os livros correspondentes a esta sabedoria que transbordavam tal sistematização? Andrônicos de Rhodes resolveu a questão colocando a obra de aristóteles referente a este assunto logo após a obra que discursava sobre a physis, com a qual a "filosofia primeira" de Aristóteles mantinha um certo parentesco. Esta parte da obra do grande mestre grego foi então chamada de ta meta ta physika, expressão grega de onde se origina o termo "metafísica".
Etimologia do termo "metafísica"
A palavra metafísica foi empregada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por volta do ano 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles que, durante muitos séculos, haviam ficado dispersas e perdidas. Com essa palavra – ta meta ta physika -, o organizador dos textos aristotélicos indicava um conjunto de escritos que, em sua classificação, localizavam-se após os tratados sobre a física ou sobre a Natureza, pois a palavra grega meta quer dizer: depois de, após, acima de. Ta: aqueles; meta: após, depois; ta physika: aqueles da física. Assim, a expressão ta meta ta physika significa literalmente: aqueles [escritos] que estão [catalogados] após os [escritos] da física. Ora, tais escritos haviam recebido uma designação por parte do próprio Aristóteles, quando este definira o assunto de que tratavam: são os escritos da Filosofia Primeira, cujo tema é o estudo do “ser enquanto ser”. Desse modo, o que Aristóteles chamou de Filosofia Primeira passou a ser designado como metafísica.
Convite à FilosofiaAutor: Marilena CHAUÍ

Nenhum comentário: