sexta-feira, julho 22, 2005

Homens e mulheres

Há algo mais revoltante do que a frase: " A sociedade é machista, e isso me convém" sendo proferida pela boca de um homem...
Desde que ouvi um amigo meu pronunciar tamanha balburdia, as questões de gêneros não me foram as mesmas. Até, então, ausentei-me em minha vida do envolvimento com questões como estas. Sempre abominei o machismo, mas nunca o combati com veemência.
Contudo a pronúncia de tal frase provocou-me, fazendo com que o feminismo latente em mim despertasse com uma ânsia profunda de modificação. Abdiquei-me da letargia que me dominava e optei por não mais aceitar atitudes como aquela. Compreendo claramente que a discussão com pessoas que partilham junto ao meu amigo desses machismo não me seria favoráveis, e na verdade, representaria algo muito desgastante e sem maiores resultados.
Era necessário, e ainda o é, que eu sistematizasse e procurasse expremir minha indignação de forma a surtir efeitos, e não de maneira a fixar mais ainda esse discurso preconceituoso que a muito envolve as questões de gênero.
Desde desse dia estou a sim a buscar algo que me encouraja a lutar. Não busque verdades e nem certezas, mas sim meios, pois certezas e verdades são valores alocados na Grande Mente de cada um. A mudança se faz pelos meios...pela desconstrução...
É preciso um feminismo engajado, e não deturpado que só queiria encarar o homem de maneira pejorativa.

Homens e mulheres são antes de qualquer coisa seres humanos...

Nenhum comentário: